Com uma extensão de quase 50Km, a
ecopista do Dão aproveita o traçado da antiga linha férrea entre Santa Comba
Dão e Viseu, desativada em 1988.
Com piso em betuminoso
maioritariamente em bom estado e sem subidas significativas, é fácil percorrer
este traçado e aproveitar a deslumbrante paisagem.
A ecopista atravessa três
concelhos e a cada um deles corresponde uma cor do seu piso (Santa Comba Dão –
Azul; Tondela – Verde; Viseu – Vermelho).
Iniciámos a viagem numa
confortável e segura Toyota Avensis D4D. Bicicletas nos suportes e malas na
bagageira, foi só colocar a indicação Santa Comba Dão no sistema de navegação e
iniciámos viagem.
Chegámos a Santa Comba Dão já
perto da hora de almoço, e após um telefonema para as “Casas Vale Martinho”, http://valemartinho.pt/ foi fácil encontrar o nosso poiso.
Extremamente simpático e prestável, o nosso amigo Feizal, gerente da empresa,
deslocou-se ao local e apresentou-nos o quarto onde iriamos dormir. Ficámos
simplesmente deslumbrados com a decoração e a envolvente da quinta. A cereja no
topo do bolo viria a seguir, quando nos indicou que também dispunham de um
restaurante a poucos metros dali.
O almoço foi excelente (de mais
para quem iria pedalar quase 100Km logo de seguida) e decidimos imediatamente
que o jantar seria no mesmo sitio.
Iniciámos a subida da ecopista
por Santa Comba Dão e percorremos a totalidade do traçado até Viseu. É já
dentro desta localidade que para nós o traçado se torna menos interessante,
atravessando já a malha urbana da localidade e obrigando a diversas travessias
de estrada.
Na passagem por Tondela, tempo
para reparar um furo e seguir viagem. Após a chegada a Viseu, iniciamos o
percurso de regresso a Santa Comba Dão. Efetuamos ainda uma paragem para
reabastecimento num café que aproveita um dos antigos apeadeiros da linha em
Parada de Gonta e por volta das 20h00 estávamos de regresso. Tempo para tomar
banho, jantar e descansar.
No dia seguinte o pequeno almoço
no restaurante Vale Martinho foi uma agradável surpresa, desde os ovos
caseiros, aos morangos da quinta e ao mel também de produção artesanal.
Gostámos particularmente da parte
inicial em que a ecopista acompanha o Rio Dão e o seu afluente Rio Paiva, com
paisagens deslumbrantes a cada curva da ecopista que se entrelaça com o rio. Mais
à frente, a paisagem continua a ser deslumbrante, predominantemente campestre e
é possível avistar a Serra do Caramulo e a Serra da Estrela.
Links:
With a length of almost 50 km,
the Ecotrail of Dão takes the route of the old railway line between Tondela and
Viseu, disabled in 1988.
With pavment mostly in good
condition and without significant climbs, it is easy to ride this route and
enjoy the stunning scenery.
The Ecotrail crosses three
counties and each corresponds to a color of the pavment (Santa Comba Dão -
Blue; Tondela - Green; Viseu - Red).
We started the trip in a
comfortable and safe Toyota Avensis D4D. Bicycles in brackets and bags in the
trunk, set the navigation system to Santa Comba Dao and we started traveling.
We arrived to Santa Comba Dao
already close to lunch time, and after a call to the "Casas Vale
Martinho," http://valemartinho.pt/ was easy to find our resting place.
Extremely friendly and helpful, our friend Feizal, company manager, showed us
the room where we would sleep. We were simply blown away with the decor of the
room and the farm environment. The best was to follow, when he indicated that
they also had a restaurant a few meters away.
Lunch was excellent (too much for
those who would ride almost 100km immediately afterwards) and we immediately
decided that dinner would be in the same place.
We began the ascent of Ecotrail
from Santa Comba Dão and rided the entire route to Viseu. It is already in this
town that for us the route becomes less interesting, due to crossing the urban
area of the town and forcing several road crossings.
In the passage by Tondela, time
to repair a puncture tire and move on. Upon arrival at Viseu, we began the
return journey to Santa Comba Dao. still performing a coffe stop at a cafe that
takes advantage of one of the old line stops in “Parada de Gonta” and around
20h00 we returned. Time to shower, dinner and rest.
The next day breakfast in the
restaurant Vale Martinho was a pleasant surprise. The homemade eggs,
strawberries to the farm and honey also craftsmanship… Delicius!!!
We liked particularly the initial
part where the Ecotrail accompanies the River Dão and River Paiva, with stunning scenery at every
turn of Ecotrail that intertwines with the river. Ahead, the landscape remains
stunning, predominantly rural and one can see the Serra do Caramulo and Serra
da Estrela.
Links:
https://www.facebook.com/ValeMartinho/?fref=tshttps://www.facebook.com/ValeMartinho/?fref=ts
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